Apresentação

O ano de 2012 foi marcado pela implantação de uma metodologia estruturada de definição e gerenciamento de projetos no IFAL. Com apoio técnico da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Colégio de Dirigentes estabeleceu diretrizes e prioridades para o Instituto, constituindo onze Focos Estratégicos: Articulação Ensino-Pesquisa-Extensão; Conservação das Instalações; Expansão; Gestão Pedagógica; Governança Corporativa; Intercâmbio Internacional; Modelo de Gestão dos Laboratórios; Permanência do Estudante; Pós-Graduação; Pró-IFAL Institucional; Valorização das Pessoas.

Com esta definição, foram estabelecidos 20 projetos que, após processo de planejamento e estruturação, foram cadastrados na ferramenta online de monitoramento e controle (Gercontrol). O monitoramento ocorria mensalmente, em reuniões com o colégio de dirigentes, onde os gerentes apresentavam seus projetos informando o que havia sido realizado no período tratado, seus resultados, quais dificuldades o projeto estava enfrentando e as providências a serem encaminhadas.

Por sua vez, a construção do Plano de Ação IFAL 2013 foi pautada na metodologia do Balanced Scorecard (BSC) adaptada para a administração pública e desenvolvida a partir de processo participativo com a equipe gerencial e técnica do Instituto.

O Mapa estratégico IFAL 2013 foi construído a partir de uma oficina de trabalho realizada durante os dias 9 e 10 de outubro de 2012, envolvendo a participação de mais de 50 gestores dos 11 câmpus e reitoria do IFAL. Os objetivos estratégicos definidos para 2013 foram:
  • Reduzir as taxas de evasão e retenção de alunos em 15%;
  • Desenvolver, pelo menos, dez novas tecnologias em parceria com o setor produtivo;
  • Aumentar em 36,84% os investimentos em Ensino, Pesquisa e Extensão;
  • Ampliar em 62,96% os investimentos em programas para permanência e êxito dos alunos;
  • Implantar cinco ações para melhorar o processo ensino-aprendizagem;
  • Implementar política de comunicação interna e externa;
  • Implementar 100% dos módulos SIPAC e SIGRH e 40% do módulo SIGAA do Sistema Integrado de Gestão;
  • Implementar política de formação continuada de servidores em consonância com os objetivos estratégicos do IFAL;
  • Implementar, pelo menos, duas políticas que visem a valorização e a qualidade de vida dos servidores;
  • Aprovar Regimento Interno;
  • Concluir a construção dos câmpus da Fase 2 e os projetos de reestruturação dos câmpus pré-existentes, além de iniciar a construção dos câmpus da fase 3.
A partir da construção e validação do Mapa Estratégico do IFAL, seguiu-se a seleção e estruturação dos Projetos Prioritários do Plano de Ação 2013, tendo como premissa a participação da comunidade do IFAL através de um processo colaborativo de formulação de propostas de projetos.

Agora você também pode acompanhar o desenvolvimento do Plano de Ação IFAL 2013 através da plataforma Gercontrol, disponível no endereço eletrônicohttp://ifal.gercontrol.com.br. Para ter acesso ao sistema leia as orientações do manual Gercontrol.

Os documentos relacionados aos Planos de Ação 2012 e 2013 e o manual da plataforma Gercontrol estão no link  Documentos.
Para sugestões ou maiores informações, entre em contato conosco:
(82) 3194-1168

SIPAC

SIPAC