registrado em: ,

Ministro acredita na importância e aposta no potencial da Rede para o desenvolvimento do país

última modificação 09/04/2015 08h16

Membros do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) reuniram-se com o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, na manhã desta quarta-feira, 8/4, em Brasília. O encontrou reforçou a importância da consolidação da Rede como projeto estruturante e marcou a abertura de um diálogo franco com a nova gestão do Ministério. Documento contendo propostas de ações para a educação profissional e tecnológica foi entregue pelo Conif.

Abrindo a reunião, o ministro ressaltou a importante contribuição das instituições da Rede para a redução das desigualdades sociais, especialmente a partir de ações como a formação de professores e o incentivo à inovação. “Queremos ampliar o acesso à educação profissional e tecnológica e, para isso, a expansão da Rede é fundamental”, disse. “Toda qualificação profissional avançada tem impacto na economia”, complementou.

Após a exibição de um vídeo de apresentação da Rede Federal, o presidente do Conif, Belchior de Oliveira Rocha, expôs as características das instituições e os planos para o futuro da Rede como o alcance das metas previstas no Plano Nacional de Educação (PNE), a construção de 210 novas unidades e a ampliação do desenvolvimento de tecnologias que auxiliem os arranjos produtivos locais, gerando trabalho e renda.

Em sua fala, Belchior Rocha destacou ainda que, a partir da interiorização, é possível promover o desenvolvimento humano com o acesso à educação profissional. “As instituições pertencem a um território e têm o compromisso de fomentar a educação, a pesquisa aplicada, a inovação tecnológica e a formação de professores. Atualmente registramos mais de um milhão de matrículas e queremos superar este número, mantendo a excelência do ensino”, afirmou.

Orçamento – Ao ser questionado, o ministro indicou o secretário executivo do Ministério da Educação (MEC), Luiz Cláudio Costa, para discorrer sobre o Orçamento da União. O Decreto de Execução Orçamentária e Financeira deverá ser assinado e publicado até o dia 20 de abril. O secretário assegurou que até o fim desta semana será liberada outra parcela do financeiro para as instituições. Por ser um projeto estruturante, a Rede está na lista de prioridades do Governo Federal.

Participaram do encontro o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Marcelo Feres, o diretor de Desenvolvimento da Rede Federal, Oiti José de Paula, e dirigentes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec).

Fotos: João Neto – MEC

Assessoria de Comunicação Conif