Inscrição para Olimpíada Brasileira de Agropecuária começa dia 15 de abril

última modificação 10/04/2015 08h25

Estudantes das áreas de agricultura e pecuária do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) já podem formar as equipes e se preparar para a 5ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária – OBAP, promovida pelo Instituto Federal Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), com apoio do CNPq e da Embrapa.

A competição do conhecimento reúne alunos de todo o país e busca estimular o ingresso de jovens do ensino médio e técnico em atividades de pesquisa e de inovação. Tem como objetivo também envolvê-los em ações de desenvolvimento regional e produção de tecnologias que resultem em benefícios para a sociedade brasileira.

Quem pode participar e como fazer a inscrição

Podem se inscrever alunos do ensino médio integrado ou concomitante aos cursos Técnico em Agropecuária, Técnico em Agricultura, Técnico em Agroecologia, Técnico em Zootecnia, Técnico em Agronegócio, Técnico em Alimentos, Técnico em Agroindústria e cursos do Eixo Tecnológico Recursos Naturais (que podem ser consultados em http://catalogonct.mec.gov.br/). Em caráter especial, poderão participar alunos do ensino técnico subsequente.

As equipes serão compostas por quatro pessoas de uma mesma instituição, com a participação obrigatória de um orientador e três alunos de ensino médio/técnico ou subsequente em regime integrado ou concomitante. Os alunos devem estar regularmente matriculados e o orientador pode ser professor ou técnico-administrativo.

A inscrição de cada grupo custa R$ 20 e deve ser feita, exclusivamente, pela internet na página www.obap.agr.br, no período de 15 de abril a 30 de maio de 2015. O orientador é o representante oficial para realizá-la. As instituições podem inscrever mais de uma equipe.

Fases da competição

A OBAP é composta de três fases, sendo as duas primeiras virtuais e a terceira presencial: a primeira e a segunda serão realizadas de 5 a 12 de agosto; a última de 23 a 25 de outubro.

Em todas as etapas, os estudantes realizarão provas com base no conteúdo programático da edição 2015 da olimpíada.

Premiação

Todos os grupos participantes receberão certificados. As equipes vencedoras serão premiadas com medalhas e troféus. Já os alunos medalhistas de ouro das equipes da modalidade de Ensino Médio Integrado ou Concomitante serão convidados a participar da seletiva para compor a equipe mista que representará o Brasil na Olimpíada Internacional de Ciências da Terra (International Earth Science Olympiad – IESO), que será realizada no Japão no ano de 2016.

Para mais informação, consulte o EDITAL.