Ifal forma três novos professores de Português

última modificação 06/04/2015 12h08

A colação de grau é sempre um momento de grande emoção para os formandos. Seja em uma cerimônia grandiosa com dezenas de convidados ou em uma mais simples com poucas pessoas e membros da família, a sensação de vitória, de dever cumprido, é sempre sentida por todos.

Na manhã desta segunda-feira (6), foi a vez de Maria Elaine dos Santos Lima, Neide Silva Cardoso Clemente e Josinaldo Ferreira da Silva viverem esse agradável momento. Eles são os mais novos professores de Português, formados pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal) através da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Pró-reitor Luiz Henrique Lemos com os novos professores Josinaldo Ferreira da Silva, Neide Silva Cardoso Clemente e Maria Elaine dos Santos Lima.

Entre os recém-formados, o sentimento também era de gratidão. Eles aproveitaram para agradecer a toda equipe da UAB do Ifal, além de elogiarem o corpo docente e a seriedade com o curso. Maria Elaine Lima, que já tinha tido experiência com o ensino superior presencial, falou sobre o rigor que encontrou no instituto. “O curso e os professores são maravilhosos. Mas quem pensa que vai encontrar facilidade, está enganado. Para mim, foi muito mais difícil do que o presencial”, disse.

Neide Clemente também confirmou as palavras da colega e destacou a lição que incorporou durante os anos do curso. “Quando criança, costumava dizer que queria terminar os estudos. No Ifal, aprendi que os estudos nunca terminam. Apaixonei-me pela pesquisa, pela linguística, graças a docentes comprometidos com o trabalho, como os professores Ricardo Jorge Cavalcanti e João Henrique Cardoso. A eles, meu agradecimento”, falou ela que já está matriculada como aluna especial em um curso de mestrado. Josinaldo da Silva lembrou das oportunidades que teve no instituto alagoano. Agradeço à equipe da instituição por tratar os nossos sonhos com tanta seriedade. A melhor forma de resumir esse momento é com um sorriso, pois estou muito feliz”, concluiu.

“Quando criança, costumava dizer que queria terminar os estudos. No Ifal, aprendi que os estudos nunca terminam", disse Neide Clemente durante a colação de grau.

A cerimônia foi presidida pelo pró-reitor de Ensino, Luiz Henrique Lemos, que parabenizou os recém-formados pela conquista. “É, sem dúvida, um momento especial. Particularmente, fico muito feliz ao participar da solenidade de formatura de professores, profissionais que têm a brilhante missão de ajudar a mudar pessoas e o mundo”, destacou Lemos.

A diretora de Educação a Distância, Ana Cristina Cavalcante, também destacou a missão de ser professor. Contribuir para a formação de pessoas é uma tarefa muito importante. Por isso, precisamos sempre continuar os estudos”, apontou a diretora. Na ocasião, ela anunciou que, no segundo semestre deste ano, o Ifal ofertará duas novas especializações pela Rede E-Tec Brasil: uma em Docência da Educação Profissional e outra em Educação de Jovens e Adultos. “São excelentes oportunidades para se qualificar”, garantiu Ana Cristina.

A coordenadora da UAB no Ifal, Eronilma Barbosa, e o coordenador do curso de Letras, Cristiano Lessa, também estiveram presentes na cerimônia. Em sua fala aos formados, Lessa salientou a necessidade de continuar os estudos. “Temos que assumir a postura de professor e pesquisador, de profissional atento às possibilidades”, disse. Já Eronilma Barbosa falou sobre os desafios da docência. “São muitas as dificuldades, mas as gratificações também. Desejo que continuem na carreira e que realizem seus sonhos no exercício da profissão”.