registrado em:

Ifal forma três novos professores de Português

última modificação 06/04/2015 12h08

A colação de grau é sempre um momento de grande emoção para os formandos. Seja em uma cerimônia grandiosa com dezenas de convidados ou em uma mais simples com poucas pessoas e membros da família, a sensação de vitória, de dever cumprido, é sempre sentida por todos.

Na manhã desta segunda-feira (6), foi a vez de Maria Elaine dos Santos Lima, Neide Silva Cardoso Clemente e Josinaldo Ferreira da Silva viverem esse agradável momento. Eles são os mais novos professores de Português, formados pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal) através da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Pró-reitor Luiz Henrique Lemos com os novos professores Josinaldo Ferreira da Silva, Neide Silva Cardoso Clemente e Maria Elaine dos Santos Lima. 

Entre os recém-formados, o sentimento também era de gratidão. Eles aproveitaram para agradecer a toda equipe da UAB do Ifal, além de elogiarem o corpo docente e a seriedade com o curso. Maria Elaine Lima, que já tinha tido experiência com o ensino superior presencial, falou sobre o rigor que encontrou no instituto. “O curso e os professores são maravilhosos. Mas quem pensa que vai encontrar facilidade, está enganado. Para mim, foi muito mais difícil do que o presencial”, disse.

Neide Clemente também confirmou as palavras da colega e destacou a lição que incorporou durante os anos do curso. “Quando criança, costumava dizer que queria terminar os estudos. No Ifal, aprendi que os estudos nunca terminam. Apaixonei-me pela pesquisa, pela linguística, graças a docentes comprometidos com o trabalho, como os professores Ricardo Jorge Cavalcanti e João Henrique Cardoso. A eles, meu agradecimento”, falou ela que já está matriculada como aluna especial em um curso de mestrado. Josinaldo da Silva lembrou das oportunidades que teve no instituto alagoano. Agradeço à equipe da instituição por tratar os nossos sonhos com tanta seriedade. A melhor forma de resumir esse momento é com um sorriso, pois estou muito feliz”, concluiu.

 “Quando criança, costumava dizer que queria terminar os estudos. No Ifal, aprendi que os estudos nunca terminam", disse Neide Clemente durante a colação de grau.

A cerimônia foi presidida pelo pró-reitor de Ensino, Luiz Henrique Lemos, que parabenizou os recém-formados pela conquista. “É, sem dúvida, um momento especial. Particularmente, fico muito feliz ao participar da solenidade de formatura de professores, profissionais que têm a brilhante missão de ajudar a mudar pessoas e o mundo”, destacou Lemos.

A diretora de Educação a Distância, Ana Cristina Cavalcante, também destacou a missão de ser professor. Contribuir para a formação de pessoas é uma tarefa muito importante. Por isso, precisamos sempre continuar os estudos”, apontou a diretora. Na ocasião, ela anunciou que, no segundo semestre deste ano, o Ifal ofertará duas novas especializações pela Rede E-Tec Brasil: uma em Docência da Educação Profissional e outra em Educação de Jovens e Adultos. “São excelentes oportunidades para se qualificar”, garantiu Ana Cristina.

A coordenadora da UAB no Ifal, Eronilma Barbosa, e o coordenador do curso de Letras, Cristiano Lessa, também estiveram presentes na cerimônia. Em sua fala aos formados, Lessa salientou a necessidade de continuar os estudos. “Temos que assumir a postura de professor e pesquisador, de profissional atento às possibilidades”, disse. Já Eronilma Barbosa falou sobre os desafios da docência. “São muitas as dificuldades, mas as gratificações também. Desejo que continuem na carreira e que realizem seus sonhos no exercício da profissão”.

registrado em:
Notícias
Ifal Maceió: abertas inscrições para projeto de capacitação profissional de jovens e adultos 07/05/2015
Projeto de extensão de Etnoimagens do câmpus Maceió aceita inscrições até 15 de maio 06/05/2015
Site institucional ficará indisponível nesta quinta-feira (07) 06/05/2015
Coretfal: cantando por todos os cantos 06/05/2015
Confira o resultado final da seleção para supervisor, orientador e apoio do programa Mulheres Mil 06/05/2015
Alunos do curso de Agropecuária são recepcionados por equipe gestora do Ifal 05/05/2015
Câmpus Maceió e Penedo são campeões da OAFOG nas categorias Equipe e Colégio 05/05/2015
Representantes de empresa da Bélgica conhecem pesquisas do Ifal na área de fibra óptica 05/05/2015
Pronatec seleciona professores para curso de Mecânica de motos 04/05/2015
Confira o resultado da seleção Pibid 2015 04/05/2015
Ifal e Estado planejam parcerias na área de ciência e tecnologia 30/04/2015
Acesse o resultado preliminar da 3ª fase do concurso para professor efetivo do Ifal 30/04/2015
Sérgio Teixeira é empossado reitor do Ifal pelo ministro da Educação 29/04/2015
Câmpus Viçosa dá boas-vindas a alunos do ensino técnico 28/04/2015
Edição 2015 da Olimpíada Alagoana de Foguetes começa nesta sexta-feira (1º) 28/04/2015
Curso de licenciatura em Ciências Biológicas do Ifal Maceió recebe nota 4 do MEC 27/04/2015
Câmpus Maragogi desenvolve projeto de extensão para assentamento de Nova Jerusalém 27/04/2015
Divulgado o resultado preliminar do edital Mulheres Mil 27/04/2015
Pesquisa de docente do Ifal Marechal sobre reaproveitamento da manipueira é exibida em programa de TV 27/04/2015
Pró-reitor do Ifal é nomeado para o Conselho Superior da Fapeal 24/04/2015