Estudantes do Ifal Palmeira apresentam trabalhos na Escola Regional de Computação

última modificação 17/04/2015 10h45

Até esta sexta-feira, 17, estudantes do Câmpus Palmeira dos Índios do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) participam da XV Escola Regional de Computação Bahia, Sergipe e Alagoas (ERBASE 2015). O evento, que começou na última terça-feira (14) e ocorre no Campus Salvador do Instituto Federal da Bahia, reúne profissionais e alunos da área de informática.

Na programação, constam apresentações de trabalhos científicos de computação, além de palestras e minicursos ministrados por professores renomados e profissionais de empresas como Intel, Microsoft e IBM.

Durante a XV Escola, os alunos do curso técnico em Informática, Lucas Barros e Henrique Barbosa, apresentaram o artigo "Modelagem de uma ferramenta de apoio ao ensino de introdução aos algoritmos e à programação". Já os estudantes Lucas Mattias (do curso técnico em Informática) e Gustavo (Engenharia Civil) apresentaram o trabalho "Software de simulação do arranjo do empacotamento de partículas e os vazios existentes". Os estudos foram elogiados pelos avaliadores devido à complexidade e à aplicabilidade das ideias desenvolvidas.

Essa é a primeira vez que Henrique Barbosa participa de um evento científico. Ele se mostrou entusiasmado com a oportunidade e afirmou a vontade de aprofundar as pesquisas.

Os trabalhos são resultados de projetos fomentados pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) e orientados pelos professores Elvys Soares e Walker Ataíde. Soares ressaltou a importância da iniciação científica para alunos dos cursos técnicos e destacou o crescimento do envolvimento deles nessas atividades. Um dos organizadores do evento e também docente do Ifal Palmeira, Pablo Tibúrcio, reforçou o engajamento dos estudantes: "A inserção deles no universo da ciência fortalecerá o crescimento da Rede Federal de Ensino Tecnológico”, disse.

A delegação do Câmpus Palmeira dos Índios foi organizada pelo professor Emerson Lima, coordenador do curso técnico em Informática. Ele explica que "a apresentação dos resultados das pesquisas, bem como a troca de experiências e aquisição de novos conhecimentos, é essencial e coroa a dedicação de professores e alunos envolvidos no processo".