Clube Passarinhar do Ifal Palmeira envolve estudantes e professores em ações que estimulam a leitura

Nesta quinta-feira, 23 de abril, quando se comemora o Dia Internacional do Livro e do Direito do Autor, conheça a iniciativa do Câmpus Palmeira dos Índios para promover a importância e o prazer de ler.
última modificação 25/08/2015 11h43

Thâmara Gonzaga

O Câmpus Palmeira dos Índios do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) tem várias iniciativas que buscam promover a importância e o prazer de ler entre os estudantes. Jovens Escritores, Piquenique Literário e Projeto Flip são algumas das atividades promovidas e bem recebidas pelos alunos da unidade de ensino.

Nesta quinta-feira, 23 de abril, quando se comemora o Dia Internacional do Livro e do Direito do Autor, apresentamos a ação inicial e que subsidia todas as outras citadas anteriormente: o Clube de Leitura Passarinhar.

Criado há cinco anos, por uma iniciativa da professora Edneide Torres (hoje, no Instituto Federal de Pernambuco - IFPE) e do ex-aluno Elton de Lima, o Clube surgiu da necessidade de se ter um espaço de referência para leitura e do desejo de fomentar o ato de ler. Diferente do acervo da biblioteca a que estamos acostumados, o do Passarinhar é composto por livros que apresentam a palavra como arte: são romances, contos, poesias, ensaios e crônicas.

O projeto cresceu e, atualmente, é coordenado por todos os professores de Linguagens e Códigos da unidade de ensino, além da colaboração de dois bolsistas. O público-alvo é a comunidade discente do Ifal Palmeira, formada por mais de dois mil alunos, mas o clube é aberto a visitas do público externo. Os visitantes podem pegar livros emprestados ou fazer a leitura no local.

O Passarinhar dispõe de um acervo com mais de mil livros, com exemplares da literatura brasileira e estrangeira. A maioria foi conseguida através de doações, cerca de 95%, recebidas de editoras, escritores do Brasil inteiro, ONGs e órgãos governamentais. Estudantes e professores também costumam doar. Ano passado, o câmpus comprou um lote de livros, após o Clube fazer uma pesquisa de preferência com os alunos.

A professora de Português e uma das coordenadoras do Clube, Vanusia Amorim, é só orgulho ao falar do Passarinhar. “Temos um público fiel que visita o espaço e participa das atividades que promovemos, tais como saraus, concursos literários e rifas culturais. E nosso trabalho é para que o número de leitores aumente cada vez mais”, diz a docente.

Para ficar mais próximo dos estudantes, apresentar novidades literárias, aquisições recentes, sugerir leituras, bem como anunciar concursos literários e encontros com escritores, o Clube criou um perfil na rede social Facebook e que possui mais de 900 membros.

“Os estudantes que passam pelo Clube de Leitura Passarinhar, além de ampliarem os conhecimentos linguísticos e literários, constroem uma nova visão de mundo, novas perspectivas em relação a si mesmo e sobre o entorno do qual fazem parte. O mundo da leitura é infinito e cheio de aventura”, conclui Amorim.