registrado em: ,

Câmpus São Miguel dos Campos ganha nova sede administrativa

Unidade do Instituto Federal de Alagoas também realizou nesse dia a aula inaugural para os novos alunos, a ação Reitoria Itinerante e a reunião do Colégio de Dirigentes
última modificação 14/04/2015 13h00

Os dirigentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) montaram base de atuação durante toda a segunda-feira (13) no município de São Miguel dos Campos, a 44 km quilômetros de Maceió e localizado na área metropolitana de Alagoas. Nesse dia, o câmpus daquela cidade recebeu uma nova sede administrativa, promoveu a aula inaugural para os novos alunos do curso técnico de Segurança do Trabalho, sediou a reunião do Colégio de Dirigentes e a ação Reitoria Itinerante, ocasião em que reitor e pró-reitores ouvem reivindicações, sugestões e críticas dos servidores e alunos da instituição.

Corte simbólico da entrega da sede administrativa do Campus São Miguel dos Campos

O dia de atividade do reitor, pró-reitores, diretores-gerais e demais dirigentes, começou com a solenidade de entrega de um imóvel cedido pela Prefeitura de São Miguel dos Campos ao Câmpus do Ifal no município para funcionar como sede administrativa. Desde 2010 que a unidade de ensino divide espaço com uma escola da rede cenecista e as dez salas disponibilizadas eram divididas entre aulas e setores administrativos.  Em uma audiência do diretor-geral Hélio Santos com o prefeito George Clemente, foi assegurado o aluguel de um imóvel ao lado do câmpus para transferir os servidores para esse novo prédio, em estilo colonial, que dispõe de seis salas, espaço para reunião e área de convivência ao fundo.

O ato solene contou com a presença do reitor Sérgio Teixeira, do deputado federal Paulo Fernandes dos Santos, o Paulão (PT-AL), do prefeito George Clemente, pró-reitores e diretores-gerais do Ifal, vereadores e secretários municipais. Durante discurso, Sérgio Teixeira destacou o município como polo de desenvolvimento no Estado por possuir usinas de açúcar, indústrias de biocombustíveis e de fertilizantes e por esses aspectos, segundo ele, mereceu um câmpus do Ifal com cursos técnicos voltados para esse mercado de trabalho. “Não conseguia entender o porquê de São Miguel dos Campos não ter sido contemplado no início da expansão da então Escola Técnica Federal de Alagoas, nos idos dos anos de 1990. Mas, felizmente, uma junção de forças políticas e a população do município proporcionaram esse momento que somente será completo com a conclusão das obras do câmpus do Ifal”, enfatizou o reitor.

O prédio próprio do câmpus do Ifal em São Miguel dos Câmpus está em construção no loteamento Hélio Jatobá III, na parte alta da cidade. Sessenta por cento das obras estão concluídas.

O diretor-geral Hélio Santos declarou que a solicitação do imóvel era uma reivindicação antiga feita à prefeitura, devido ao crescimento da unidade de ensino, que ganhou novos servidores e alunos e, com isso, a sede provisória ficou pequena para comportar salas de aulas e espaço administrativo. O prefeito George Clemente ressaltou a importância do Ifal para São Miguel dos Campos.  “Estamos vivendo duas etapas, que são uma antes e outra depois do Ifal nesta cidade. Depois de pronto, o câmpus será o maior prédio público do município e vai capacitar mão de obra para a indústria local”, disse o prefeito.

O deputado federal, Paulão salientou que tem uma relação umbilical com o Ifal, por ser ex-aluno do curso de Eletrotécnica e disse estar à disposição em Brasília para ajudar a instituição a crescer mais no Estado. Em seguida, houve o desenlaço da fita simbólica que marcou a  entrega do prédio.

Aula inaugural

No período da tarde, ocorreu a aula inaugural para os alunos novos do curso técnico de Segurança do Trabalho e o pró-reitor de Ensino, Luiz Henrique Lemos, abriu a solenidade e fez uma apresentação do Ifal aos 60 novos estudantes. O reitor Sérgio Teixeira, na oportunidade, se reunia com servidores e alunos do câmpus e foi representado pelo pró-reitor de Ensino durante o encontro com os estudantes.

Luiz Henrique fez uma apresentação do Ifal quanto às suas unidades, cursos técnicos, tecnológicos e bacharelado e pós-graduação. O diretor Hélio Santos expôs sobre o câmpus São Miguel dos Campos e explicou para os alunos quanto ao andamento das obras do prédio próprio da instituição. A chefe do Departamento de Ensino, Talita Gomes, seguiu a aula inaugural apresentando os professores, as disciplinas do curso técnico de Segurança do Trabalho e quais as atribuições do profissional dessa área.

registrado em: ,
Com novas parcerias, Mulheres Mil facilitará inserção de alunas no mercado de trabalho 23/04/2015
Clube Passarinhar do Ifal Palmeira envolve estudantes e professores em ações que estimulam a leitura 23/04/2015
Presidenta Dilma Rousseff e ministro da Educação nomeiam professor Sérgio Teixeira, reitor do Ifal 23/04/2015