Página Inicial / Notícias / Criado o Observatório Socioeconômico e Educacional do IFAL

Criado o Observatório Socioeconômico e Educacional do IFAL

Ifal cria Observatório Socioeconômico e Educacional de Alagoas

O Instituto Federal de Alagoas está montando uma base de dados que irá armazenar informações importantes e atualizadas sobre a realidade regional de Alagoas. Trata-se do Observatório Socioeconômico e Educacional do Ifal, o qual tem como finalidade coletar, analisar e disponibilizar dados que possibilitem uma compreensão local, regional e institucional que servirão para auxiliar  na definição de políticas públicas de expansão da educação profissional e tecnológica.

Observatório, disponível na página da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (PRDI), tem acesso livre e também poderá dar suporte às decisões de gestores públicos, auxiliar professores, alunos e a comunidade em trabalhos de pesquisas.

“Os dados irão abranger todas as cidades em que há unidades do Ifal, além das circunvizinhas, e servirão para aprofundar o conhecimento do estado, contribuindo para o seu desenvolvimento social e econômico, uma vez que poderá auxiliar na implantação de políticas públicas. Permitirá, ainda, compreender a natureza e o caráter das transformações, possibilitando o realinhamento da educação profissional, científica e tecnológica mantendo uma sintonia entre as demandas locais e regionais”, esclarece o economista do Ifal e responsável pelo Observatório, Carlos Fabiano da Silva.

Observatório do Ifal irá disponibilizar um conjunto de serviços, de ferramentas relacionadas ao campo educacional e socioeconômico. No espaço, serão reunidas informações, através de elementos textuais e gráficos, sobre diversos níveis territoriais (municipal, microrregional, mesorregional, estadual, regional e nacional), com uma radiografia que expõe os aspectos referentes ao mundo do trabalho, às políticas de desenvolvimento, à caracterização social, econômica e cultural das regiões, às vocações, potencialidades e problemas existentes.

Visite a página do Observatório clicando AQUI.
Para mais informações, carlos.fabiano@ifal.edu.br

última modificação 24/10/2013 10h35